Guaíra estabelece grande aliança para efetivar programa desenvolvimento econômico

Com metodologia desenvolvida pelo Sebrae Paraná, o Prodesg é lançado em Guaíra e já conta com extenso cronograma de ações previstas para 2022

Publicado em 26/01/2022 às 12:09 por Tatiane Bertolino
Fotografia: Assessoria de Imprensa Sebrae/PR


Formar uma aliança estratégica entre poder público, líderes da iniciativa privada e movimentos associativistas em favor da evolução e desenvolvimento do Município. É com esse objetivo que foi lançado em Guaíra, o Prodesg – Programa de Desenvolvimento Econômico de Guaíra. A iniciativa conta com metodologia do Sebrae Paraná e prevê uma série de ações estratégicas, tais como encontros de trabalho e planejamentos denominados “diálogos do desenvolvimento”, e eventos de capacitação para representantes dos poderes Executivo e Legislativo do município, além de empresários e representantes de instituições do setor produtivo e da sociedade. 


“Temos certeza de que o Prodesg vai ajudar a direcionar ainda melhor as ações locais, além de promover a união entre os principais atores do desenvolvimento municipal, possibilitando um olhar para o futuro, independente dos personagens que estão à frente dos cargos de liderança”, indica o gerente da Regional Oeste do Sebrae Paraná, Augusto Stein. 


Segundo o prefeito de Guaíra, Heraldo Trento, a iniciativa tem totais condições de ser assertiva, principalmente pelo fator engajamento. Para ele, Guaíra, além de pressa para ir além, também tem vocação para ser cada dia melhor. 


“A união faz a diferença em qualquer esfera. Com o Prodesg, vejo que poderemos trabalhar ainda melhor os planos a longo prazo, tendo mais unidade em projetos e iniciativas que envolvem não só gestores públicos e líderes empresariais, como também a população. Daqui a cinco anos ou menos, tenho certeza de que iremos celebrar resultados expressivos obtidos a partir desse Programa”, destaca Heraldo. 


Seguindo a metodologia, o Prodesg será composto por sete fases principais. A primeira (que diz respeito à organização inicial e mobilização das lideranças locais e sociedade) e a segunda (referente à construção da base internacional local), já são consideradas como concluídas. 


Os próximos passos envolvem sensibilização e capacitação; criação de um planejamento estratégico do desenvolvimento sustentável; estruturação do Conselho de Desenvolvimento por meio da criação de uma governança local; desdobramento do plano estratégico por meio das câmaras técnicas e o monitoramento dos processos e aprendizagem. Ao final, em um prazo estimado de dois anos, o objetivo é a consolidação do conselho e a execução do planejamento e dos projetos. 


“Há muito tempo queríamos ver esse projeto sendo implantado em Guaíra e começamos 2022 com essa boa notícia. Estou convicto de que Guaíra está traçando um caminho certeiro rumo ao sucesso pautado no desenvolvimento integrado de toda a economia, beneficiando diretamente a nossa comunidade”, destaca o ex-secretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego e atual vereador, Adriano Richter.


Para Osmar Volpato, presidente da Associação Comercial e Industrial de Guaíra (Aciag), o Programa é a consolidação de um sonho e, ao mesmo tempo, símbolo de esperança. 


“Ficamos muitos anos chorando pela perda das Sete Quedas. Temos que parar com isso e começar a focar em outras potencialidades que a nossa cidade possui. Precisamos descobrir a nossa vocação para alavancar ainda mais o município e o Programa vai oportunizar isso de forma concreta. É um projeto que tem tudo para nos ajudar a traçar novos rumos rumo ao desenvolvimento”, enaltece. 


Metodologia


O Prodesg é baseado na metodologia Prodec, desenvolvida pelo Sebrae. Na prática, o Programa funciona como uma plataforma metodológica viva e dinâmica que pressupõe a aliança estratégica entre todas as forças da comunidade a fim de formular o cenário futuro e estabelecer planos para que haja condições adequadas para o crescimento sistêmico de um município. O sistema tem como base uma hélice quádrupla, composta por iniciativa privada; Poder Público; Academia e Sociedade Civil.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae/PR