Com novos compromissos à vista, AMIC PR comemora um ano da sede sustentável

Resultados foram compartilhados durante café da manhã e instituição se compromete a buscar mais melhorias a favor do meio ambiente

Publicado em 28/06/2022 às 14:00 por Thauana Marin

A AMIC PR celebrou nesta terça-feira (28) o primeiro ano de inauguração da nova sede. Também chamada de “Casa do Empreendedor”, o projeto sustentável já rendeu resultados significativos, compartilhados nesta manhã em um café da manhã entre associados, diretores, parceiros e autoridades. Na solenidade, a presidente da entidade, Sonia Xavier, reafirmou o compromisso com o desenvolvimento econômico e sustentável com a sociedade. 



“Estamos muito orgulhosos pela nossa conquista. A nossa sede é um exemplo de desenvolvimento consciente, um importante marco para a região. Nesta data de comemoração escolhemos demonstrar a vocês, o impacto que a soma de esforços pode representar, ressoando em diversos âmbitos, como economia, meio ambiente, saúde e segurança, por exemplo”, avalia. 



Contribuições sustentáveis


A sede localizada na Rua Maranhão, número 92, próximo ao Centro Esportivo Ciro Nardi, em Cascavel, possui 855 metros quadrados e é a primeira da cidade, segunda da região, considerada construção verde, ou seja, com aproveitamento de água da chuva, geração de energia solar e prédio automatizado. 


A engenheira ambiental, Bruna Saara, fez a exposição dos dados atualizados sobre os benefícios do prédio em um ano de funcionamento. Em relação ao uso da água, houve redução de 72m³para 36m ao ano. A economia com energia elétrica supera  a marca de R$66 mil e,no último ano, a instituição deixou de emitir cerca de 72 toneladas de carbono. 


“Com estes índices cumprimos com 7 ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas), que são: a ODS 06, água potável e saneamento; ODS 07, energia limpa e acessível; ODS 08, emprego decente e crescimento econômico; ODS 09, indústria, inovação e infraestrutura; ODS 11, cidades e comunidades sustentáveis; ODS 12, consumo e produção responsáveis; e ODS 13, ação contra mudança global do clima”, explica a profissional.


Com a construção do prédio, a AMIC conquistou a certificação LEED nível Platinum, mas os esforços continuam. A presidente Sonia e a engenheira Bruna assinaram novo termo de cooperação para melhorar os indicadores. 



“São ações voltadas aos processos de redução de resíduos, como a troca de materiais de uso diário por reciclados; diminuição de uso de materiais impressos, dentre outras ações”, complementa Bruna. 


Moção de Aplausos


Na sequência, o vereador Sidnei Mazutti, proponente da Moção de Aplausos para a AMIC PR, fez a entrega simbólica da homenagem. “Nesta data especial queremos relembrar que, no dia 25 de maio deste ano, fizemos a homenagem aos 38 anos da AMIC PR, entregando a sua direção a Menção de Aplausos. Frisamos hoje quão importante é o papel da AMIC, que vai além do trabalho junto aos empreendedores. Suas ações caminham junto ao interesse da comunidade. Parabenizo a AMIC pela sua brilhante atuação”, ressalta Mazutti.



Sempre atuante


Na ocasião, a diretoria da AMIC encaminhou sugestões aos representantes do legislativo e executivo, para elaboração de projetos de lei, que beneficiem a classe empresarial, a economia e a sustentabilidade. São medidas no âmbito de licitações para priorizar o empreendedor cascavelense; Melhoria na captação de água para abastecimento de Cascavel, sugerindo a construção de um reservatório de água; Criação de um marco sustentável no cruzamento entre a Avenida Barão do Rio Branco, esquina com as ruas Antonina e Londrina, local onde ocorre o encontro de três bacias hídricas compostas pelos Rios Iguaçu, Piquiri e Paraná, e Criação da comissão parlamentar de micro e pequena empresas. 


O vice-prefeito de Cascavel, Renato Silva, agradeceu a contribuições. “As ideias que nascem no seio da sociedade, principalmente em uma entidade exemplar como a AMIC, devem ser valorizadas porque simbolizam o anseio das pessoas. São sugestões muito pertinentes e que terão a devida atenção. Em nome do prefeito, Leonaldo Paranhos, parabenizo a AMIC, seus diretores, associados e colaboradores por todo o excelente trabalho prestado. A AMIC tem sido exemplo em liderar ações para cuidar do nosso planeta”, enfatizou.


As demais autoridades presentes foram: Paulo Janke, presidente da associação de moradores do bairro Maria Luiza; Antonio Ruiz, presidente do Sintropar; Daniele Doneda, consultora  do Sebrae Paraná; Lauri da Silva, vereador; João Gabriel Avanci, diretor do Consamu; Hivonete Piccoli, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico; e Genésio Pegoraro, presidente da ACIC.