Oficinas gratuitas capacitam cascavelenses ao mercado de trabalho e para empreender

Inclusão Produtiva: cursos de costura, artesanato e culinária ofertados

Publicado em 29/06/2022 às 15:21 por Thauana Marin
Fotografia: Prefeitura de Cascavel

Com as linhas nas mãos e a máquina pronta, as alunas da Oficina de Costura da Inclusão Produtiva costuram um novo futuro. Elas aprimoram os conhecimentos e se capacitam para o mercado de trabalho e também se empoderam para poder empreender. 

 

A ação faz parte do Programa de Integração ao Mundo do Trabalho, da Secretaria de Assistência Social. Além das aulas de costura, a iniciativa oferece também gratuitamente oficinas de artesanato e culinária. “O objetivo é a geração de renda e o desenvolvimento de novas técnicas de aprimoramento pessoal e profissional”, explica gerente da Gestão de Benefícios e Transferência de Renda, Adrea dos Reis. 

 

Ao todo, a oficina de costura tem 48 horas/aulas de formação. Os conteúdos vão desde manuseio da máquina, noções de modelagem e corte e reforme e ajustes, entre outros. O curso ocorre duas vezes na semana. O Município custeia todos os insumos. As peças produzidas nas aulas podem ser levadas pelas alunas ou colocadas para a venda nos pontos de comercialização da Economia Solidária de Cascavel: o do Centro Comercial, que fica na Rua Paraná, 5341 e o quiosque que fica na Avenida Brasil. 

 

A capacitação é tão eficaz que as alunas recebem encaminhamento para a Agência do Trabalhador para empresas do ramo de vestuário e confecções. “Damos o apoio para que elas possam iniciar as atividades, ou como uma empreendedora de Economia Solidária ou ainda como uma fonte de geração de renda”, pontua Andrea. 

 

O curso de costura ainda tem vagas. Para os interessados, é só comparecer na Unidade do Inclusão Produtiva, que fica na Rua 7 de setembro, 2.098 ou ir até a um Cras mais próximo da residência e solicitar o encaminhamento. A oficina de Artesanato vai abrir vagas já nos próximos dias. Já a de Culinária tem duas novas turmas abertas em julho, mas todas as vagas já foram preenchidas. Mais informações pelo telefone (45) 3392-6405.

Fonte: Prefeitura de Cascavel