Dia dos Pais: Expectativa otimista motiva comércio local

Nesta semana que antecede a data movimento deve crescer 25%

Publicado em 08/08/2022 às 13:53 por Thauana Marin

De acordo com a experiência do comerciante Cláudio de Carvalho, o Dia dos Pais reforça as vendas em aproximadamente 25%. Nesta semana, o comércio começa a ganhar mais movimento com a chegada da data. Promoções e lançamentos fazem parte da estratégia para atrair os consumidores a comprar o presente para o pai, e aproveitar para conferir as novidades e presentear a si mesmo. 


“Com mais movimento nas ruas, automaticamente surge compra para outros públicos. A nossa estratégia é uma promoção, na qual o cliente compra um óculos de sol, no valor acima de R$180 e pode escolher mais um, de igual ou menor valor dentre as marcas selecionadas.  Também estamos sorteando um almoço para o dia dos pais”, complementa Cláudio, que é dono de ótica. 


Para o empreendedor, a experiência da compra do presente vai além do material. “Um passeio juntos pelo comércio, o carinho, a atenção, são momentos especiais entre pai e filho. Por isso convido a todos para presentear seu pai comprando, prestigiando o comércio local de Cascavel; valorizando o nosso trabalho que gera empregos e impostos, para que a nossa cidade cresça cada dia mais com qualidade de vida à população. Feliz Dia dos Pais!”. 


Dados Fecomércio

De acordo com pesquisa realizada pela Fecomércio PR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná) e pelo Sebrae Paraná,  60,8% dos paranaenses pretendem comprar presentes para os pais, o percentual mais baixo da série histórica, justificada principalmente pela ausência do pai. No entanto, o valor a ser investido aumentou, os filhos pretendem gastar cerca de R$ 135. Outro dado importante para os empreendedores é em relação à influência das redes sociais, para que os consumidores optem por determinado produto ou serviço. 57,8% dos entrevistados responderam que são atraídos pelas mídias digitais na hora de escolher o presente.


A presidente da AMIC PR, Sonia Xavier, considera as datas especiais como momentos estratégicos para que o comércio não só venda mais, mas também fidelize clientes. “É sempre importante que os empresários também fiquem de olho nos dados apontados pelas pesquisas para usá-los estrategicamente a seu favor, por exemplo, usar a criatividade para explorar posts nas redes sociais e suas ferramentas, já que a pesquisa confirma que este detalhe impacta na decisão”, orienta.