Caminho Terra do Sol: Peregrinos começam percurso neste sábado

Trajeto de 110 km começa em Cascavel e vai até Boa Vista da Aparecida

Publicado em 11/11/2022 às 10:26 por Thauana Marin

Os peregrinos que aceitaram o desafio do Caminho Terra do Sol vão se concentrar em frente à Unioeste, às 5 horas da manhã do sábado (12). De lá, partem para uma experiência de superação. Até Boa Vista da Aparecida, destino da caminhada, são 110 km que serão concluídos em 15 de novembro, feriado de Proclamação da República. 


A peregrinação é organizada pela AMIC PR (Associação de Micro e Pequenas Empresas do Paraná) e está em sua 14ª edição, com participantes de várias cidades. A entidade é responsável por todo o suporte aos participantes: hidratação, alimentação e repouso, contando com o apoio da prefeitura de Boa Vista da Aparecida e de empresas parceiras.


O Caminho Terra do Sol  foi idealizado em 2013 pelo ex-presidente da AMIC PR, Celso Bevilacqua, que se inspirou nas diversas caminhadas que fez ao longo da vida, por exemplo, o Caminho da Fé, de São Paulo a Aparecida do Norte (450 Km); o Caminho de São Francisco de Assis, na Itália (370) e o Caminho de Santiago de Compostela (827 Km ou 1.000 Km partindo de Sevilha). 


“Foi uma ideia abraçada pela AMIC e pela prefeitura de Boa Vista, que foram fundamentais para o desbravamento do caminho. Nós abrimos trilhas em meio à mata, estudamos o melhor percurso, desviamos o máximo que pudemos do asfalto por questão de segurança, mas também para que os peregrinos possam contemplar a natureza até o alagado de Salto Caxias”, conta Celso.


A presidente da AMIC PR, Sonia Xavier, destaca que este é um evento esperado pela comunidade e que Bevilacqua deixou um grande presente para ambas as cidades. “Movimenta o turismo local e rural. Dá a oportunidade das pessoas fazerem novas amizades, de refletirem e se superarem. Alguns produtores rurais também aproveitam para comercializar seus produtos. O Caminho Terra do Sol une as duas cidades e traz uma grande experiência para as pessoas aqui na nossa região que tem paisagens belíssimas”, resume. 


A recepção em Boa Vista da Aparecida será realizada com uma missa na catedral local às 6h30 e em seguida, um almoço para a confraternização e entrega dos certificados, realizado no alagado.