Show Rural aquece economia da região e comércio se prepara para semana de grande movimento

Projeção é de que sejam injetados R$ 200 milhões na região oeste

Publicado em 03/02/2023 às 13:33 por Thauana Marin
Fotografia: Divulgação Show Rural

O Show Rural Coopavel é um dos maiores eventos de agronegócio do mundo, que ocorre anualmente em Cascavel, no Paraná, e recebe visitantes de vários países. São cinco dias de feira.  Neste ano, o parque tecnológico estará aberto de 06 a 10 de fevereiro, período de movimento intenso no comércio da cidade e região. A expectativa de público é de 300 mil visitantes e, de acordo com os empresários locais, as demandas por acomodações e alimentação aumentam consideravelmente. Segundo a organização do evento, a estimativa é de que sejam injetados R$ 200 milhões na economia regional. 


O presidente da AMIC PR (Associação de Micro e Pequenas Empresas do Paraná), Jovane dos Santos Borges, ressalta aos empresários que esta é uma oportunidade para lucrar com a prestação de serviço e comércio na cidade. 


“O Show Rural gera grande impacto na economia da cidade. Para isso é preciso manter o bom atendimento, independente do movimento maior, é necessário se preparar para a grande demanda. Treinamento e reforço da equipe, abastecimento dos estoques e manutenção da estrutura com foco na limpeza e higiene são imprescindíveis para receber os clientes”, indica.


O empresário do setor hoteleiro, José Luiz Romam, hospeda visitantes e trabalhadores das empresas expositoras. 


"É uma oportunidade única para receber turistas de todo o país e do exterior, que buscam conhecer as novidades e tendências da agropecuária. O evento movimenta o hotel o ano inteiro, devido aos preparativos. As reservas são feitas com antecedência de um ano e estamos com o hotel lotado", evidencia.


Romam acrescenta que durante a semana são disponibilizadas áreas comuns do hotel para que os hóspedes possam confraternizar. 


“Sempre realizamos um churrasco na quarta-feira e deixamos a churrasqueira à disposição deles durante a semana, depois de um dia de trabalho ou de visita, eles merecem espairecer”, revela.


No setor de alimentação, não é diferente. Movimento grande de segunda a segunda nos 15 dias que antecedem o Show Rural e nos 10 dias pós-evento. 


“Nossos restaurantes recebem um público três vezes maior. Para isso contratamos mais profissionais, pois precisamos garantir a qualidade dos serviços”, conta Osni Bueno, proprietário de restaurantes na cidade.


Nesse sentido, o presidente da AMIC PR destaca: é necessário aproveitar as oportunidades. 


"O Show Rural é um evento anual e os empresários da região devem aproveitar o período para vender, mostrar seus produtos e serviços e conseguir mais destaque. Nossa cidade fica bastante movimentada e temos certeza de que esta será mais uma edição de sucesso - para o Show Rural e para a economia local", conclui Jovane.