Dia da Mulher: empreendedorismo feminino se fortalece a cada ano

Em Cascavel, mulheres representam 44% do total de microempreendedores individuais

Publicado em 06/03/2023 às 16:25 por Thauana Marin
Fotografia: Reprodução Instagram

Cerca de 10 milhões de mulheres empreendem no Brasil, conforme aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), de 2022. Juntas, elas representam 34% do total de empreendedores no país. Em Cascavel, dados do Governo Federal evidenciam a força do empreendedorismo feminino. Dos 26,5 mil microempreendedores individuais que atuam no município, 44% são mulheres (11,7 mil). 


Para incentivar esse público, a AMIC PR (Associação de Micro e Pequenas Empresas do Paraná) oferece apoio profissional para que possam cada vez mais abrir, legalizar e expandir seus negócios. São cursos, palestras e capacitações focados na jornada empreendedora, mas alinhados ao corpo e mente, já que muitas têm uma tripla jornada de trabalho, conciliando, na maioria das vezes, as tarefas de empreendedora, mãe e dona de casa. 


O Programa Mulher Empreendedora é um deles, com capacitações exclusivas, mentorias e networking. Neste ano, por exemplo, metade do conteúdo será formatado de acordo com as necessidades das participantes. 


“Nossas iniciativas têm como intuito impulsionar ainda mais o empreendedorismo feminino, ajudando as mulheres a organizarem suas agendas, rotina e a facilitar o dia a dia. São inúmeros subsídios e informações que ajudam a empreendedora a conquistar cada vez mais espaço no mercado de trabalho, seja através do próprio negócio ou como funcionárias”, explica o presidente da AMIC PR, Jovane Borges. 


Foi no Programa Jovens Empreendedores, ofertado pela AMIC PR, que a empresária Aline Cristina Rulio de Lima, encontrou, em 2021, um novo caminho para empreender. Na época, ela atuava como analista administrativa em uma empresa e o sonho de ter o próprio negócio era um projeto a longo prazo. 


“Recordo que o primeiro módulo do curso era sobre empreendedorismo. O conteúdo me tocou de uma forma tão intensa que, ao sair de lá, procurei uma amiga para começarmos a produzir ovos de Páscoa para a data”, relembra. 


O negócio deu tão certo que, somente na divulgação boca a boca, vendeu 220 unidades.


“Já estamos indo para nossa terceira Páscoa, sendo que a maior parte do nosso público é através dos contatos que faço nos cursos da AMIC. Com as redes sociais também conseguimos ampliar as vendas e preparar ações específicas para outras datas comemorativas”, comenta. 


Para ela, a AMIC oferece todo o apoio necessário para a mulher empreender. “São muitos cursos voltados ao nosso público e que ajudam muito a nortear nossas decisões. Acredito que as mulheres, por si só, são muito batalhadoras e se apoiam para que possam alcançar o sucesso que desejam. E dentro da Associação temos todo o suporte necessário”, considera. 



III Feira da Mulher

Nesta quarta-feira (8) será realizada a III Feira da Mulher promovida pela SEASO (Secretaria Municipal de Assistência Social). A AMIC PR estará junto na ação, que começa às 09h30 e segue até às 16h30, no pátio da secretaria, localizada na Rua Pernambuco, 1900.


Em parceria com a Unimed, no estande serão ofertadas às participantes: aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Com o apoio de empresas conveniadas serão oferecidas algumas terapias e orientações sobre bem-estar e saúde. A feira tem entrada gratuita.