AMIC PR registra boletim de ocorrência sobre possível golpe da “taxa associativa”

Empresários têm sido induzidos a pagarem valor a uma empresa de Brasília que se apresenta como uma associação de Cascavel

Publicado em 15/03/2023 às 16:16 por Thauana Marin

A AMIC PR (Associação de Micro e Pequenas Empresas do Paraná) registrou um boletim de ocorrência, nesta quarta-feira (15), na Delegacia de Estelionatos de Cascavel, alertando sobre o possível golpe da “taxa associativa”. 


O registro foi feito pelo Diretor Jurídico da associação, doutor Ildo Forcelini. O objetivo da entidade é que a Polícia Civil possa investigar o caso, pois há grande risco de empresários serem induzidos ao equívoco. 


A ação suspeita ocorre sempre de forma muito parecida. Empresários são procurados e informados que precisam pagar um valor único para regularizar uma dívida que estaria em aberto. Tal pagamento seria referente a uma “taxa associativa”. 


Toda a abordagem é feita para gerar a interpretação de que se trata de algo verídico. Como a suposta entidade sediada em Brasília se diz uma associação de empresários e possui a palavra Cascavel no nome, os empresários são levados a cogitar tratar-se da AMIC PR. 


Com o objetivo de evitar prejuízos morais e econômicos, a AMIC PR já fez dois alertas públicos para que os empresários tenham cuidado antes de realizarem qualquer pagamento, verificando o destino e a real existência de dívida.


A associação, porém, decidiu envolver a polícia judiciária para que, por meio de seu departamento especializado, averigue o caso. Na ocasião do registro do boletim de ocorrência, foram fornecidos alguns elementos que podem auxiliar na investigação.