Quarenta e seis por cento dos pequenos negócios tiveram aumento nas vendas com ações para o Dia das Mães

Personalização de produtos ou serviços foram diferenciais na data

Publicado em 24/05/2023 às 13:21 por Thauana Marin
Fotografia: Pexels

Depois do Natal, o Dia das Mães é a segunda data mais importante do varejo. Pesquisa do Sebrae Rio indica que apenas 27% dos pequenos negócios do Estado do Rio de Janeiro realizaram ações específicas para a ocasião. Enquanto isso, 73% não fizeram nenhum tipo de investimento; o que influenciou no faturamento das empresas. Quarenta e seis por cento dos pequenos, que se prepararam para a data, conseguiram aumento nas vendas. Em contrapartida, 10,4% dos empresários não investiram em nenhuma novidade, ainda assim, conseguiram aumento nas vendas em relação a um mês normal.


“O empresariado precisa estar atento a essas oportunidades de mercado. O planejamento aliado as capacitações ajudam em resultados mais assertivos, quando o empreendedor pensa em tirar novas ideias do papel. Ao adotar estratégias, o negócio conseguirá não só aumentar o volume de vendas e seu faturamento, como também fidelizar esse cliente, além de propagar a sua marca a novos clientes”, ressalta Antonio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae Rio.


Das medidas adotadas pelos empreendedores, as que mais tiveram impacto nas vendas foram a personalização de produtos ou serviços e aumento de divulgação e propaganda. Neste ano, as iniciativas que geraram pouco impacto foram a adoção de preços promocionais e o aumento de estoque.


Por causa do Dia das Mães, os principais meios de divulgação dessas ações foram o WhatsApp, Instagram e Facebook. Na média mensal, em comparação aos demais meses, 18,24% dos pequenos negócios tiveram aumento de receita. A data representa 9,17% do total do faturamento no mês das empresas.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias