Empresário Jovane Borges é empossado presidente da AMIC PR

Solenidade ocorreu na sede da maior associação de micro e pequenas empresas do Brasil

Publicado em 01/02/2023 às 13:39 por Thauana Marin
Fotografia: Marcelino Duarte

A AMIC PR (Associação de Micro e Pequenas Empresas do Paraná) reuniu diretores, associados, colaboradores e autoridades, nesta manhã (1º) na Casa do Empreendedor (sede da entidade), para a posse da gestão 2023/2025. Sonia Xavier, transmitiu o cargo de presidente para Jovane Borges, aclamado para a função em 17 de novembro. 


Durante a cerimônia, Jovane ressaltou o desafio de continuar o trabalho de excelência realizado pela última gestão e de estar à frente da maior associação de micro e pequenas empresas do Brasil. 


"Presidir a maior associação de micro e pequenas empresas do Brasil é um grande desafio, mas temos o trabalho executado pela gestão anterior e ainda todo o envolvimento da diretoria para que tenhamos capacidade de levar nossa entidade ainda mais longe, com resultados para nossos associados e sociedade", afirma o presidente empossado, Jovane dos Santos Borges.


O novo presidente atua na área da contabilidade e ocupava o cargo de diretor financeiro na última gestão da AMIC PR, fato que contribui para manter o ritmo de crescimento da entidade. 


"Temos diversos projetos em andamento e traremos ainda mais dinamismo para nossa associação. Vamos usar nossa experiência empresarial, mas também nossa experiência em outras associações de classe, para que tenhamos um mandato produtivo e efetivo. A AMIC PR ocupará cada vez mais um espaço destacado, certamente", comenta Jovane.


Presente na cerimônia, o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, ressaltou que a gestão presidida por Sonia fez com que a AMIC se tornasse ainda mais presente e participativa no âmbito político e social. Aos novos dirigentes, o chefe do executivo salientou que a entidade tem o DNA da micro e pequena empresa cascavelense e se colocou à disposição para colaborar com os novos compromissos e desafios. 


“Destaco o grau de maturidade que a cidade atingiu. As coisas estão acontecendo, incluindo acabar com a percepção de que o governo não atrapalhando já está bom. O governo precisa ser parceiro do setor privado e ajudar. Precisamos dar continuidade e não abrir mão das conquistas. A minha vinda aqui é para dizer que estaremos juntos, para preservar o que conquistamos e alavancar ainda mais conquistas”, pontuou Paranhos.


O presidente da Câmara Municipal de Cascavel, Alécio Espínola, também destacou o legado de Sonia, primeira mulher a presidir a AMIC PR. À nova diretoria, Alécio desejou sucesso e destacou que a cidade está motivada e as entidades são importantes para dar continuidade a esse sentimento. 


“A AMIC faz diferença na vida do empreendedor, fomentando o comércio, o emprego e a renda da população. Desejamos ao presidente Jovane e sua diretoria que continue fazendo a AMIC crescer,  fazendo a diferença na sociedade", diz Alécio.


Protagonismo feminino sempre atuante

A ex-presidente Sonia Xavier dará sequência ao seu trabalho frente ao associativismo representando a AMIC PR na Comissão Municipal focada no empreendedorismo feminino. Sonia também segue com sua liderança e protagonismo ocupando vice-presidência da Fampepar (Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná). 


Aos novos dirigentes, Sonia manifestou seus votos. “Deixamos hoje a direção da AMIC PR que entreguei com sensação de dever cumprido. Desejo uma gestão de excelência e eficiência, assim como conseguimos fazer nesses dois últimos anos, cumprindo um plano de ação focado no desenvolvimento dos empresários e na responsabilidade social e com o meio ambiente”, finaliza. 


Nova Diretoria

A diretoria empossada é integrada pelo vice-presidente José Luiz Oliva Roman, do setor hoteleiro. Também compõem a diretoria eleita: Alencar Pommer (diretor financeiro), Edson Luiz Franco (diretor administrativo), Ildo Forcelini (diretor jurídico), Fernanda Blanco Michalski Avanci (diretora de negócios), Wagner Souza Camargo (diretor de patrimônio), Aline Mara da Rocha Alves (diretora de projetos), Maycon Moacir Souza Corazza (diretor de inovação), Doralice Fagundes Marchioro (diretora de desenvolvimento sustentável) e João Batista Cunha Junior (diretor de relações institucionais).


Já o Conselho Fiscal terá como titulares Jeferson Machado Bonfim e Tiago de Oliveira Felix, sendo os suplentes: Inês Ribeiro de Moraes, Zaully Parcianello Taniguti e Nelson de Jesus Andrade. O próximo Conselho Deliberativo será composto pelos seguintes associados: José Fernando Vialle, Antônio Bedin, Nerivaldo Fontanella, Osni Souza Bueno, Carlos Vanderlei Pukaleski, Bertulino da Silva e Denilson Galeski.


Foto: Marcelino Duarte